Chamamos fórmula de fundo aquela que é composta por seis essências distintas e que trabalham aquilo que estamos em desequilíbrio. Esta fórmula, em princípio, dependendo do problema do cliente, leva essências da situação vivida naquele determinado momento da consulta, e também essências de personalidade – digamos que essências para questões agudas e crônicas. O motivo que levou o cliente até o curador e sua personalidade. Há situações em que parece haver coincidência – todas as essências são de caráter, e outras em que parece não haver ligação entre personalidade e queixas momentâneas.
Normalmente costumo dar um vidro de rescue (o floral das emergências) para as situações emergenciais (quais que sejam, inclusive para uso tópico), bem como para dar um “empurrão” no tratamento, e um vidro com a fórmula de fundo – aquela que vai tratar efetivamente das queixas do cliente.
Chamo atenção, ainda, para o fato de sermos pessoas multifacetadas. Assim, não temos apenas um remédio caracterológico, mas provavelmente 3 ou 4, ou 5. Eu, por exemplo, sei muito claramente do meu Rock Water, Impatiens, Beech e Centaury. São essências que eventualmente eu as tomo, esta sou eu.