Edward Bach (1886-1936), ou Dr. Bach, como é mais conhecido, foi o criador da medicina floral. Esta prática terapêutica entende que quando curamos nossos desequilíbrios de personalidade curamos também nosso corpo físico – a longo prazo. Suas essências, portanto, tratam, em princípio, do que está emocionalmente desequilibrado em nós. Num segundo momento atingem o corpo físico.
Os florais alquímicos se propõem tratar do DNA volátil, aquele que a ciência não consegue mapear porque não está ao alcance do seu paradigma – em torno de 94% de um total de 100. Assim, a ciência (medicina) trata do DNA fixo (em torno de 4 a 6% de um total de 100) – aquele que é genético, que não muda, e a Alquimia ou os Florais Alquímicos, tratam do restante, na verdade, do espírito. Assim, nós alquimistas nos propomos tratar do ser humano como um todo, não apenas dos seus sintomas.
Nesse sentido, Joel Aleixo criou vários protocolos apoiado em muitos postulados de grandes alquimistas, como Paracelsus e Nicolas Flammel, entre outros. Cito os mais conhecidos – limpeza de DNA e Traumas Intrauterinos.
A limpeza de DNA limpa possíveis problemas de saúde de toda ordem para quatro gerações que nos antecederam, pais, avós, bisavós, tataravós e assim por diante. Os traumas intrauterinos limpam aquelas doenças que foram criadas à época da gestação, lembrando que para a Alquimia a gravidez tem 12 meses e não 9. Os 3 primeiros meses seria a gravidez espiritual, e os 9 restantes a gravidez física...durante este tempo a mãe vai passar para o embrião-feto todos os seus problemas...que irão se alojar nos ossos do futuro bebê que vai nascer. No entanto, estes traumas podem sair já no próprio parto através do mecônio, depois da dentição e das pequenas quedas sofridas no processo de caminhar. O problema é que muitos não saem, e vão acabar gerando as mais variadas doenças ao longo da vida.
Um dos problemas bastante conhecidos hoje é o Transtorno do Espectro Autista. Com o uso do protocolo dos traumas intrauterinos pode se ter uma grande melhoria na qualidade de vida.
Assim, não há ser humano que não se beneficie, de uma forma ou de outra, com o uso das essências florais, tanto as de Bach como as de Joel Aleixo.