Os Florais de Bach

O Que São Os Florais De Bach

“A doença nunca será curada ou erradicada pelos atuais métodos materialistas, pela simples razão de que a doença, em sua origem, não é material. Aquilo que chamamos de doença é o resultado último produzido no corpo, o produto final de forças profundas e há muito atuantes; e, mesmo que o tratamento material seja, por si só, aparentemente bem-sucedido, isso nada mais é que um alívio temporário a menos que a causa real tenha sido removida.”

Chama-se florais de Bach a medicina criada pelo médico inglês Edward Bach (1886-1936), e que se propõe a tratar da pessoa e não da enfermidade, voltada para sua causa e não seu efeito. A origem das doenças não está no corpo físico, dizia ele, mas no orgulho, na crueldade, no ódio, no egoísmo, na ignorância, na indecisão e na avidez (Bach, Edward. Cura-te a ti mesmo).

Assim, se tratamos de pessoas e não de doenças o tratamento é individualizado. Uma fórmula de floral pode servir para um indivíduo mas não para outro com a mesma queixa. Na verdade, para o Dr. Bach a doença deveria ser vista como um bem, na medida em que ela pode ser o caminho para nos apontar o que estamos fazendo de mal a nós mesmos ou a alguém. Não lutar contra a doença, mas superá-la! Este era o seu ideal.

De acordo com Bach. “A doença nunca será curada ou erradicada pelos atuais métodos materialistas, pela simples razão de que a doença, em sua origem, não é material. Aquilo que chamamos de doença é o resultado último produzido no corpo, o produto final de forças profundas e há muito atuantes; e, mesmo que o tratamento material seja, por si só, aparentemente bem-sucedido, isso nada mais é que um alívio temporário a menos que a causa real tenha sido removida.” (Bach, Edward. Cura-te a ti mesmo)

E Os Florais?

Sistema médico floral porque o Dr. Bach tinha a convicção de que a cura para o sofrimento de seres vivos estava na natureza. E foi assim, caminhando ao ar livre, no país de Gales, que encontrou as 37 flores das quais se originam as 37 essências florais. Apenas uma, o Rock Water, não tem origem em uma flor, mas na água, a água de uma fonte puríssima que o Dr. Bach considerava milagrosa. Então, temos uma totalidade de 38 essências florais, mais o RESCUE, que é um composto de cinco destas.


O Que Tratam Os Florais?

Tratam seres vivos, especialmente pessoas, seus sofrimentos emocionais. Os florais tratam o sofrimento da alma. Assim, é claro que se a pessoa melhora sua dor da alma vai melhorar também seu sofrimento físico ou psíquico.

O problema não está no problema que a pessoa está enfrentando, mas na forma como ela reage aos mesmos, se com medo, indecisão, ódio, rancor etc. Nesse sentido, as essências florais vão trabalhar o aspecto positivo do que está negativado. Se estamos com ódio vamos trabalhar o amor, se estamos com medo vamos trabalhar a coragem, e assim por diante.


Os Sete Grupos De Personalidades

Dr. Bach se utilizou de 37 flores, sendo que a 38ª é oriunda da água, para trabalhar sete grandes grupos de personalidades:

  • Para os que sentem medo – Rock Rose, Cherry Plum, Mimulus, Aspen e Red Chestnut;
  • Para os que sofrem de indecisão – Cerato, Scleranthus, Gentian, Gorse, Hornbeam e Wild Oat;
  • Para a falta de interesse no presente – Clematis, Honeysuckle, Wild Rose, Olive, White Chestnut, Mustard e Chestnut Bud;
  • Para a solidão – Water Violet, Impatiens e Heather;
  • Para o excesso de sensibilidade a influências e opiniões – Agrimony, Centaury, Walnut e Holly;
  • Para o desespero – Larch, Pine, Elm, Sweet Chestnut, Star of Bethlehem, Willow, Oak e Crab Apple;
  • Para os controladores – Chicory, Vervain, Vine, Beech e Rock Water.